terça-feira, 12 de janeiro de 2010

"Million Dollar Baby"

O filme retrata a luta de Maggie Fitzgerald para conseguir alcançar o seu sonho, tornar-se numa lutadora de boxe reconhecida. Ao longo do filme assistimos à sua evolução fantástica como lutadora, mas mais importante testemunhamos a criação de profundos laços de afecto entre ela e o seu treinador Frankie (que inicialmente nem sequer aceitava treiná-la), tão profundos que quase parecia tratar-se de uma relação entre pai e filha.
Mas é a parte final deste filme que é mais relevante para o nosso projecto, pois no combate decisivo pelo Título Mundial, Maggie é vítima de uma manobra suja, por parte da campeã, e acaba por ficar paralisada do pescoço para baixo. Este golpe do destino faz com que Maggie tenha de ficar para sempre acamada e a respirar com ajuda de um ventilador, ainda que consciente da sua situação. A situação de Maggie deixa Frankie arrasado e inconformado, e ele faz de tudo para que ela melhore, mas todos os médicos lhe dão a mesma resposta: não é possível curá-la.
O estado de Maggie agrava-se quando devido a uma escara, uma das suas pernas tem de ser amputada. É neste momento que Maggie pede a Frankie que a ajude a morrer, pois já lutou pelo seu sonho e sabe que não há nenhuma solução para a sua situação, esta apenas se pode agravar. Frankie diz que não pode fazer isso, e nessa mesma noite, Maggie tenta suicidar-se, mordendo a língua.
A tentativa de suicídio de Maggie leva Frankie a deparar-se com um dilema, ele não quer perder Maggie, mas por outro lado, ao mantê-la viva está a “matá-la”, pois ela não quer continuar a viver naquela situação. Frankie acaba por decidir acabar com o sofrimento de Maggie, desligando-lhe o ventilador e injectando-lhe uma forte dose de adrenalina. Este filme leva-nos a reflectir acerca da posição das pessoas que estão em sofrimento, mas sobretudo mostra-nos e deixa-nos a pensar sobre a posição das pessoas a quem estes doentes pedem ajuda, pois é de facto uma posição difícil, em que temos de escolher: ou mantemos viva e perto de nós uma pessoa de quem gostamos ou cumprimos a sua vontade e acabamos com o seu sofrimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário